top of page
  • Foto do escritorRE9 Marketing Digital

Saiba como lidar com o Estresse da Liderança

Em uma noite normal, ele deita em sua cama e adormece com o relógio cronometrando. 1,2,3…6 horas de sono. O cheiro de café recém-passado não faz parte do cenário. Vamos pular o café da manhã. [...]


Em uma noite normal, ele deita em sua cama e adormece com o relógio cronometrando. 1,2,3…6 horas de sono. O cheiro de café recém-passado não faz parte do cenário. Vamos pular o café da manhã. Começa o dia de trabalho e, preste atenção, não há barulho do telefone. Ou pode existir, mas ele tem que ignorar e abstrair. Sua rotina não permite atender ligações, passamos para a próxima tarefa. E, lembrando, as tarefas fazem parte de um planejamento de cinco em cinco minutos. E, se ouvirmos os rumores dos seus colegas, o almoço também entra na conta dos cinco minutos. Parece impossível? Essa é a rotina de Elon Musk que uma colunista da Entrepreneur tentou replicar. A conclusão foi: muito estresse e desequilíbrio com a vida pessoal.


Não é preciso estar em uma posição como a do empreendedor Elon Musk para sentir os sintomas do estresse da liderança. O exemplo pode ser considerado um extremo. E um alerta. Quando pesquisamos sobre estresse, encontramos uma informação que pode não ser tão acessível para todos: ele nem sempre é o vilão. Situações de estresse, segundo a especialista Alice G. Walton, podem trazer benefícios para o cérebro e impulsionar a produção de novos neurônios. Com a ressalva de que não se tornem o estresse crônico. E é aí que começa o problema. Em uma pesquisa recente com trabalhadores norte-americanos, averiguou-se que mais de 20% deles gastam mais do que cinco horas por semana pensando em seus estressores e preocupações. E, em uma posição de liderança, se há um desequilíbrio em alguma das engrenagens da empresa, existem fatores que podem contribuir para aumentar tais situações de estresse.


Para entender a ligação entre poder, estresse e liderança, as estudiosas Jennifer Jordan, Maude Lavanchy e Susan Stehli começam explicando que possuir e experimentar posições de poder pode trazer muitos efeitos positivos. Por exemplo, diminuição da desconfiança na organização e no estresse e um aumento no otimismo e comportamento direcionado por objetivos. Porém, a falta de estabilidade na mesma posição pode trazer consequências adversas e, com isso, transformar tudo que é positivo em negativo.


Mas não se pode simplesmente ignorá-lo. Como traz Chris Pearse, coach executivo, é fundamental que os líderes possam responder aos desafios, principalmente quando a situação extrapola sua própria mesa no escritório e se torna um estresse organizacional. Os líderes têm um papel importante nesse contexto. O que é preciso estar atento é para em vez de ajudar, se tornar um disseminador do mesmo estresse. Por isso, é preciso aprender como lidar com ele. E você consegue fazer isso.


Como lidar com o estresse da liderança


O estresse pode se tornar contagioso e, por conta disso, é fundamental evitar que o seu estresse da liderança tenha um efeito cascata para a equipe. Por isso, seguindo os conselhos de Jordan, Lavanchy e Stehli:


1. Aprenda a gerenciar sua energia: observe os níveis das suas baterias. Elas se dividem em física (saúde e vitalidade), mental (clareza, foco e capacidade de processar informações), emocional (resiliência e equilíbrio emocional) e espiritual (valores e propósito na vida). As quatro estão inter-relacionadas e é comum que uma acabe mais rápido e outra carregue mais rápido. A ideia não é estar 100% descarregado ou o contrário, mas encontrar uma zona de flutuação. Para isso, comece a procurar e entender os primeiros sinais de que há uma baixa ou uma sobrecarga nelas.


2. Mini-hábitos: introduzir mini-hábitos pode fazer diferença na sua prevenção ao estresse. É um gatilho para melhorias maiores. Lembrando que um mini-hábito é uma ação, mesmo que pequena, que é significativa (algo que você quer melhorar) e que consegue ser feita mesmo quando se está cansado.


3. Conselhos externos: tenha uma rede de confiança e obtenha conselhos para pensar ou repensar sobre uma situação.


4. Nova perspectiva: considere seu estressor a partir de uma nova perspectiva, um novo projeto, por exemplo, pode se tornar algo bom ou ruim, depende de como você o define.


Coloque as dicas em prática. Compartilhe com quem você acredita que precisa delas. E conte pra gente quais são as práticas que ajudam no seu combate ao estresse da liderança.


10 visualizações0 comentário
bottom of page