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7 principais tendências para o Marketing Digital em 2023

Já sabemos que o Marketing Digital é essencial para qualquer pessoa ou negócio

que queira se destacar na atualidade. Mas, você sabia que é preciso estar atento às novidades e tendências porque as mudanças são rápidas e podem afetar

estratégias e resultados? [...]


Pois bem, por isso, a RE9 Digital trouxe para você as 7 principais tendências para o Marketing Digital em 2023. Acompanhe!


1. Conversational Marketing


No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado, com 120 milhões de usuários. Os brasileiros se acostumaram a agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e a fazer compras com poucos cliques pelo WhatsApp. Se isso facilita muito a vida do consumidor, pode complicar a empresa, caso ela não esteja preparada. A criação de chatbots e automações de atendimento é a solução ideal para esse cenário.


O Conversational Marketing trata disso e ainda permite criar conversas que reforçam e criam vínculos entre clientes e empresas. Você pode criar fluxos humanizados de mensagens, que ajudam de fato seus Leads e clientes a resolverem seus problemas com as soluções oferecidas pelo seu negócio.


2. Webinars como principal conteúdo educativo


Os webinars podem ajudar a aumentar a popularidade e a visibilidade de uma marca, mas vale destacar que também é o formato de conteúdo que mais atrai leads qualificados. Conteúdos em vídeo chamam atenção por conta das inúmeras

possibilidades criativas no desenvolvimento de conteúdos ricos e informativos. Além disso, o formato ainda funciona como um novo canal de divulgação.


3. Conteúdo cada vez mais personalizado usando a automação


Não basta apenas disseminar o conteúdo, é preciso ter planejamento. Neste sentido, estratégias de automação de Marketing definidas por segmentação, por exemplo, permite a criação de jornadas super personalizadas. Assim, a empresa de fato segue todos os passos do funil de vendas e o cliente sai satisfeito.


4. Conteúdos imersivos e interativos


Foi-se o tempo em que o mesmo conteúdo era apresentado de uma única forma.

Atualmente, as pessoas consomem conteúdos em múltiplos formatos, diferentes aplicativos e lugares diversos. Vídeos longos no YouTube, ou curtos no TikTok, podcasts no Spotify, fotos no Instagram, dentre muitos outros exemplos, mostram

como é possível criar de maneira multimidiática. O foco agora é na interatividade.


5. Atenção ao tráfego orgânico


Um dos maiores erros das empresas que investem no marketing digital é focar

somente no tráfego pago e não dedicar atenção especial ao usuário orgânico. Enquanto os anúncios permitem atingir uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo, as estratégias orgânicas podem demorar um pouco mais para apresentar resultados, mas a audiência que trazem tende a ser mais engajada e interessada, uma vez que já demonstra genuíno interesse pelo produto ou serviço que sua empresa pode oferecer.

Além disso, as mais recentes mudanças nos algoritmos do Google, principal buscador da internet, têm favorecido o tráfego orgânico, então vale a pena ficar de olho nesse movimento.


Uma boa forma de investir no tráfego orgânico é adotar estratégias de SEO - search engine optimization – que visa otimizar páginas na web para que sejam mais facilmente reconhecidas, lidas, indexadas e ranqueadas nas melhores posições pelo mecanismo de busca.

Dentre as boas práticas de SEO estão a produção de conteúdos de qualidade, boa

responsividade do site, uso adequado de palavras-chave, entre outras, e uma boa equipe é fundamental para auxiliar você na formulação dessas estratégias.


6. Data Driven Marketing


Com informações relevantes em mãos, que permitem mapear o comportamento do usuário e traçar tendências de comportamento, o marketing baseado em dados permite que as marcas consigam elaborar estratégias de marketing mais assertivas, impactando o consumidor em um momento mais decisivo da jornada de compras.

Por isso, é preciso coletar esses dados e analisá-los, transformando o conhecimento obtido em um importante instrumento na busca pelo melhor retorno sobre o investimento.


7. Diversidade e acessibilidade


Cada vez mais o cuidado com a diversidade e a responsabilidade social precisa estar presente no planejamento de marcas que desejam não apenas aumentar o seu faturamento, mas contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária Essa preocupação também aparece como uma das tendências do marketing digital, que deve buscar formas de impactar o consumidor em toda sua abrangência.


É o caso de ações que visam ampliar a acessibilidade de sites e páginas na internet, como legenda e/ou intérprete de libras em vídeos para pessoas com deficiência auditiva, descrição em imagens para leitura por software para deficientes visuais, entre outras.

Embora possam parecer simples, essas mudanças fazem toda a diferença para essa parcela da população e mais uma vez, vale contar com o auxílio de uma equipe de marketing especializada para ajudar você a elaborar a melhor estratégia de inclusão para sua empresa.


Deseja posicionar sua empresa com estratégias bem elaboradas? Fale agora mesmo com nossa Equipe!


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