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SEO para E-commerce: 5 dicas para melhorar o tráfego orgânico

Uma das formas mais comuns de atrair potenciais clientes para o site é através do tráfego orgânico que, geralmente, é resultado de pesquisas feitas pelos usuários nos mecanismos de busca. [...]


Dessa forma, chegamos à conclusão que um domínio ou site que apresenta autoridade elevada e aparece nas primeiras posições do Google tem maiores chances de captar o público que está buscando a respeito de informações sobre determinado assunto, correto? Essa pergunta nos leva ao assunto principal que será abordado a seguir: técnicas de SEO.


Qual a importância do SEO para o seu e-commerce?


O SEO (Search Engine Optimization) nada mais é que um conjunto de técnicas e ações realizadas dentro e fora do site com o objetivo de obter melhores posições nos mecanismos de busca, o que consequentemente torna o domínio mais visível e acessível para usuários encontrarem o que procuram e, com mais acessos, as chances de se conseguir melhores números de conversão também se tornam possíveis.


Para ranquear quais sites aparecerão em determinadas posições nos resultados de pesquisa, o Google utiliza como critério uma série de fatores de ranqueamento, desde pontos mais técnicos até pontos mais semânticos, e seguir essa “cartilha de recomendação” do gigante da internet responsável por cerca de 3,3 bilhões de buscas por dia pode sem dúvidas ajudar a incrementar o seu tráfego orgânico.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas valiosas de SEO para te ajudar a construir um domínio forte e com maior autoridade, melhorando não somente a quantidade de visitas que o seu site recebe como também potenciais compradores que possam vir a encontrar o seu e-commerce.


1. Faça uma pesquisa de palavras-chave


Determinar quais as principais palavras, por isso denominadas palavras-chave, que estarão presentes no seu site é uma das principais tarefas na área de SEO. O Google baseia o resultado das pesquisas que serão exibidas para o usuário de acordo com o termo utilizado para a busca, por isso é importante que você saiba quais as palavras mais utilizadas e mais relevantes para o seu negócio. Uma boa escolha de um grupo de palavras-chave pode ditar todo o rumo da sua estratégia de aumentar o tráfego orgânico, resultando em boas posições de ranqueamento para as suas páginas.


Por exemplo, você tem um E-commerce de sabonetes para rosto, mas durante uma pesquisa de palavras-chave, você notou que o termo “sabonete facial” é mais utilizado pelos usuários para uma busca e possível compra do produto do seu nicho. Logo, devido ao maior volume e maior relevância, você pode optar por trocar o nome do seu produto de “sabonete para o rosto” para “sabonete facial”.


2. Fique atento a erros de HTTP


Erros de requisição HTTP são muito comuns em diversos tipos de domínios e plataformas, e devido às suas recorrentes aparições, são por muitas vezes ignorados e deixados de lado por parte do administrador do site. O mecanismo de ranqueamento do Google pode penalizar o seu site caso o mesmo encontre um número muito elevado de erros, pois a partir desse cenário, a ferramenta conclui que as páginas estão abandonadas e não sofrem as manutenções necessárias.

Por esse tipo de problema afetar muito a experiência do usuário no seu site, é muito importante que você resolva estas situações assim que possível, dando atenção especial na eliminação de erros de código 400, que são erros de cliente/servidor, como o famoso erro “404 Not Found” de página não encontrada.


3. Otimize os seus títulos e meta descrições


Como diz o ditado: “A primeira impressão é a que permanece”. O seus títulos e meta descrições nada mais são do que como a sua página é exibida para o usuário nos resultados de busca do Google, e embora essa sugestão não seja uma mudança técnica no site e não interfira diretamente nos critérios de ranqueamento, construir títulos e descrições objetivas, claras e otimizadas podem trazer resultados muito positivos para o seu tráfego.


O mecanismo de busca considera mais relevante as palavras que são inseridas primeiro, ou seja, mais à esquerda. Com essa informação em mente, procure utilizar as suas melhores palavras-chave primeiro, priorizando o ranqueamento das mesmas. As descrições podem ser feitas com alguma vantagem específica do seu E-commerce juntamente com um “Call to action”, visto que o objetivo aqui é despertar a atenção do usuário de modo que ele acesse a sua página.


Outra dica valiosa é estar atento ao número máximo de caracteres permitidos para títulos e descrições, um texto maior que o desejado pode ficar incompleto e comprometer sua estratégia.


Novamente, utilizando o exemplo anterior, com a loja de sabonetes faciais, você decide construir novos títulos e meta descrições para as suas páginas. Com a palavra-chave já definida, você pode optar por um título para a página. Por exemplo, “Sabonetes faciais | SUA LOJA”, com o termo mais relevante primeiro e depois a descrição, como “Os sabonetes faciais perfeitos para cada tipo de pele. Facilitamos o pagamento, acesse nosso site e confira!”, que contém a palavra-chave e também uma chamada convidando o usuário a conhecer seu produto.


4. Faça uso de dados estruturados


Ao subir uma nova página, o Google realiza uma série de processos e procedimentos antes de realizar o que chamamos de indexação, que se trata propriamente de colocar a página visível para os usuários no mecanismo de busca. Para cumprir essa tarefa, a ferramenta percorre todo o código da página procurando entender do que se trata o conteúdo analisado, para concluir a disponibilização da melhor maneira possível, respondendo às pesquisas realizadas.


Analisar todas as páginas do site pode ser bastante trabalhoso, por isso, existe uma forma de sinalizar para a ferramenta do que se trata o assunto abordado. Os dados estruturados são marcações padronizadas que permitem fornecer informações precisas e detalhadas sobre o conteúdo de uma página, como os ingredientes e temperatura no caso de uma página de receitas, por exemplo.

Os dados estruturados são inseridos diretamente no código fonte da página, e podem ser muito úteis para adquirir os chamados “features snippets”, por exemplo, que estão localizados em uma posição destacada nos resultados de busca.


5. Tenha um blog de conteúdo


Ter um blog para realizar publicações com assuntos relevantes para o seu nicho é tão importante quanto cuidar da saúde técnica do seu site. Sendo um ponto vital para o sucesso da estratégia de SEO, o blog é fundamental para trazer tráfego orgânico relevante para seu domínio, podendo ser convertido em potenciais clientes. Além disso, é muito importante para conquistar uma autoridade significativa nos mecanismos de busca, fator valioso para alcançar um ranqueamento mais satisfatório.


Vale ressaltar que as estratégias de SEO são sempre voltadas para melhorar a experiência do usuário no site. Opte sempre por boas soluções e alternativas que sejam efetivas no longo prazo, garantindo um tráfego orgânico saudável e duradouro para seu E-commerce.


Então fale com nossa equipe e te ajudaremos a posicionar seu E-commerce com estratégias de SEO bem elaboradas.


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