top of page
  • Foto do escritorRE9 Marketing Digital

Ataque Cibernético Sobe 330% no Brasil. Confira nossas Dicas de Prevenção

Separamos uma série de dicas de segurança virtual para garantir que seu home office seja mais tranquilo e seguro. [...]


Segundo levantamento realizado pela Kaspersky, empresa líder global em cibersegurança para empresas, o número de ataques cibernéticos remotos no Brasil subiu 330% entre fevereiro e abril.

Entre os principais tipos de ataque estão os ataques à ferramenta RDP (Remote Desktop Protocol), que passaram de uma média diária de 402 mil em fevereiro para mais de 1,7 milhão em abril.



Aumento de ataques a ferramentas de acesso remoto é bastante claro no gráfico acima.

Um dos motivos, segundo análise da empresa, é que a pandemia levou muitas empresas a adotar o regime de trabalho remoto e devido a urgência muitas empresas acabaram não conseguindo tempo para implementar medidas de seguranças adequadas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de segurança virtual importantes para ajudar você e sua empresa a garantir a proteção dos seus dados e informações.


Dicas de segurança virtual para acesso remoto


É bastante comum durante o home office que você ou algum membro da sua equipe precise acessar outro dispositivo de forma remota. Para isso são usadas ferramentas que permitem o acesso remoto de forma bastante rápida e descomplicada.

Como você percebeu na introdução deste texto, as ferramentas de acesso remoto são literalmente o ponto de entrada preferido dos hackers para roubar informações. Por isso, a escolha da ferramenta deve ser muito criteriosa.

Desde o início da pandemia nós criamos um movimento de apoio a empresas e empreendedores que precisam se adequar ao trabalho remoto chamado #DistantesMasJuntos.

Entre as ações listamos uma série de ferramentas que facilitam o dia a dia de equipes remotas. Nessa listagem selecionamos algumas ferramentas de acesso remoto que podem ser uma alternativa interessante para sua empresa.


Mas não basta apenas escolher uma ferramenta conceituada do mercado e não obedecer as recomendações e melhores práticas de segurança para garantir proteção completa para suas informações.


Siga rigorosamente as instruções de uso das ferramentas, respeite as boas práticas de segurança na internet e compartilhe os acessos apenas com pessoas autorizadas e capacitadas.


Além disso, algumas dicas técnicas contribuem muito para elevar os níveis de segurança das suas informações:


  • Utilize senhas fortes e diferentes para acessar os recursos da empresa;

  • Atualize para a versão mais recente do software do dispositivo;

  • Ative a encriptação dos dados nos dispositivos utilizados no trabalho;

  • Faça cópias de segurança de informações críticas;

  • Permita o acesso remoto apenas por meio de uma VPN corporativa;

  • Utilize Autenticação de Nível de Rede (NLA) quando a ligação é feita remotamente;

  • Utilize dupla autenticação sempre que possível.


7 dicas de segurança virtual

Como o assunto é segurança, nada mais justo do que listar uma série de dicas de segurança virtual, além de uma série de boas práticas e sugestões para manter o seu dia a dia online mais seguro, não é mesmo?


1. Use senhas fortes sempre


Usar uma senha forte pode ajudar a impedir que invasores tenham acesso às informações da sua empresa. Quanto maior e mais complexa ela for, melhor.

Nós já trouxemos algumas dicas para ajudar na criação de senhas poderosas, você pode conferir todas elas aqui.


2. Mantenha seus programas e aplicativos atualizados


Atualizar constantemente para a versão mais recente dos seus programas e aplicativos é uma excelente maneira de garantir a segurança das suas informações. Isso porque os cibercriminosos muitas vezes se valem de brechas e falhas em programas desatualizados para roubar dados.

Isso vale tanto para programas que você usa no seu dia a dia como para seu WordPress, plugins e outros recursos do seu site.


3. SSL no seu site é obrigação


Usar um certificado SSL no seu site é item essencial e obrigatório para manter a segurança dos dados da sua empresa e dos seus clientes.

Um certificado SSL utiliza criptografia para a transmissão de dados entre o seu site e o seu cliente, garantindo assim que as informações não sejam interceptadas por terceiros no meio do processo.


4. Tenha atenção aos seus emails


Um dos tipos de ataques mais comuns usados pelos hackers se dá através dos emails. Usando mensagens falsas de empresas conhecidas, links suspeitos e emails promocionais falsos os criminosos conseguem obter acesso a diversas informações sigilosas pessoais e da sua empresa.

Por isso, além de investir em uma solução de emails com uma boa solução antispam, a dica é ter muito cuidado com os emails que você recebe e só clicar em links que você tenha total certeza da veracidade.


5. Cuidado com os sites que você acessa


O mesmo vale para os sites que você acessa. Existem hackers especializados em recriar sites conhecidos e roubar informações dos usuários que acessam.

Por isso, desconfie de sites estranhos, com urls estranhas, erros de digitação, entre outros.


6. Atenção aos downloads


Outro grande problema para a segurança virtual é estar atento aos itens que você faz download na internet. Muitos deles (muitos mesmo) trazem junto uma infinidade de vírus e aplicativos espiões que terão acesso às suas informações, dados de comportamento online e, em alguns casos, a sua câmera.

Na hora de escolher um software dê preferência aos programas com boas avaliações dos usuários, escolha programas de fornecedores conhecidos e não baixe nada de sites estranhos ou não oficiais, ok?


7. Cuidado com formulários na internet


Os formulários da internet são um prato cheio para entregar de bandeja para criminosos.

Para baixar ebooks, planilhas e outros tipos de conteúdo as empresas pedem informações para disponibilizar os conteúdos.

Acontece que muitas vezes sites desconhecidos usam suas informações. Por isso, cuidado com os materiais que você baixa, dê preferência para empresas conhecidas, não compartilhe informações pessoais, como dados bancários, senhas ou outro tipo de informação sensível.


Essas são algumas dicas de segurança virtual que você pode e deve aplicar no seu dia a dia para garantir uma navegação segura e sem desagradáveis surpresas.


Conte Conosco 😉


14 visualizações0 comentário
bottom of page