top of page
  • Foto do escritorRE9 Marketing Digital

Posicionamento de Marca: Exemplos de Marketing Digital

Opa, Diego Rodrigo aqui. Beleza?

Que tal falarmos hoje sobre posicionamento de marca? Ah, e claro: para ilustrar bem o que isso significa, vou mostrar também alguns exemplos de Marketing Digital. [...]

Mas vamos começar pelo conceito. O que é posicionamento de marca?


De forma resumida, é como a marca age para criar no imaginário dos clientes a imagem que ela quer passar. Simplificando ainda mais: é como ela quer ser percebida pelo público.

Por exemplo, quando você olha para o logo da Red Bull, o que vem a sua mente? Esportes, jovens, adrenalina, ação.

Por que isso? Porque a marca, ao longo de todos esses anos, fez um árduo trabalho de branding - incluindo um vasto estudo sobre as dores e desejos da persona -, para ser reconhecida desse jeito.


Ainda não ficou muito claro? Calma, você vai entender direitinho sobre posicionamento com os três exemplos de Marketing Digital que darei a seguir. Se liga:


Exemplos de posicionamento de marca no Marketing Digital


A Red Bull e o seu mundo de entretenimento


Bem, já até cheguei a citá-la na introdução e, apesar de ser um exemplo global, não tem como não falar da Red Bull quando o assunto é posicionamento de marca.

Ela patrocina eventos radicais, competições de surfe, times de futebol em vários países - no Brasil, temos agora o Red Bull Bragantino, equipe de Fórmula 1…

Os caras já chegaram até a transmitir pela Internet um paraquedista saltando da estratosfera, em 2012.

Para se ter uma ideia, na época, o vídeo bateu recorde de visualizações simultâneas e gerou 180 mil novas inscrições no canal da marca no YouTube.


Se você lembra da Red Bull quando pensa em energético, não é por causa do sabor ou pela marca pedir para você comprar (aliás, ela raramente faz isso). É porque ela criou um verdadeiro estilo de vida na mente dos consumidores, baseado em conteúdos de entretenimento, eventos e esportes radicais.


E como isso foi possível? Mapeando constantemente a persona e gerando conteúdo em todos os canais que ela acompanha. Dessa forma, cria-se a imagem de uma marca inspiradora, radical e, claro, enérgica.


Tudo isso de forma automática e natural, sem a necessidade de se fazer apelos forçados ao consumo.


O reposicionamento da Casas Bahia


Outro bom e recente case de Marketing Digital que ajudou no posicionamento da marca é o da Casas Bahia.


No mundo off-line, as lojas da empresa sempre foram famosas, mas faltava ter o mesmo reconhecimento no ambiente digital e bater de frente com outras gigantes do e-commerce.

O que a Casas Bahia fez? Para começar, atualizou o mascote da marca, o Baianinho. Ele cresceu, virou um adolescente, ganhou visual mais moderno e humano.


A identidade visual da marca também foi modernizada, com cores mais vivas e aspectos minimalistas, seguindo a tendência de design de outros aplicativos e lojas virtuais conhecidas.


Para completar, aproveitou o sucesso dos serviços de streaming durante a pandemia para promover o aplicativo da empresa.

Como famosa vendedora de televisores que é, lançou uma promoção que dava três meses de acesso gratuito à plataforma de Streaming Paramount Plus. Tudo que o cliente precisava fazer para ganhar era comprar qualquer produto pelo app da loja. Simples e eficiente.


A nova face da Bauducco


Você provavelmente conhece a Bauducco, famosa pelos biscoitos e panetones que produz.

Ela surgiu como uma pequena doceria familiar no ano de 1952 e, ao longo do tempo, manteve esse posicionamento de empresa tradicional. O slogan da marca era, inclusive: “Da família Bauducco para a sua família”.

Porém, chegou a era digital e a Bauducco precisou se reposicionar no mercado. Como? Por meio do Marketing Digital, é claro.


O tradicionalismo deu lugar a uma comunicação mais jovem, conteúdos no Twitter, Instagram, Facebook, YouTube e Pinterest.

Além disso, inauguraram o TikTok da marca lançando um grande desafio, que contou com a divulgação de influenciadores importantes - como Maisa, Caio Castro, Lucas Rangel e Camilla de Lucas -, além de apresentarem uma versão remixada de “Jingle Bells”, feita por Dennis DJ.


E o esforço para mudar a percepção de marca dos clientes não parou por aí. A Bauducco também lançou uma coleção de roupas chamada “BawDucco”, em parceria com a marca de streetwear Baw Clothing, que faz muito sucesso entre o público jovem.

E não acabou! A marca ainda fez campanhas de conteúdo junto com o TudoGostoso, maior site de receitas do Brasil. Haja reposicionamento, hein?


Conclusão


Embora sejam empresas de segmentos completamente diferentes, percebeu como o Marketing de Conteúdo funcionou para fortalecer o posicionamento de marca de todas elas?

Isso mostra que, conhecendo bem a persona e tendo uma equipe competente para colocar as estratégias em prática, os resultados sempre aparecem.


É claro que, num primeiro momento, nem sempre as coisas vão sair do jeito esperado. Porém, é justamente com esses erros que você passa a estudar mais, analisar o que está acontecendo no mercado e testar novas hipóteses.


Aos poucos, os esforços viram cases de sucesso como esses, que servem como inspiração para a gente.


Ah, e ressaltando: são inspirações. O digital muda constantemente, nem sempre o que dá certo para uma marca dará certo para outra, e vice-versa.


Os cases são importantes na hora de mostrar possíveis caminhos para uma nova campanha. Entretanto, não são passos definitivos, muito menos fórmulas mágicas para o sucesso.


Espero, de verdade, que este conteúdo tenha sido relevante e que você tenha aprendido um pouco mais sobre posicionamento de marca.


Ah, aproveite e assine o nosso blog aqui embaixo. Assim você não perde nenhum conteúdo meu nem dos outros colegas da RE9.

Um abraço e até a próxima!


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page