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Como Produzir Conteúdo para as Redes Sociais e se Tornar Relevante para seu Público

Conteúdo interessante é o que faz sua marca se destacar nas redes sociais. Mas como criar posts que chamam a atenção? Não tem fórmula mágica, mas é importante saber qual rede social usar e como falar com o seu público. [...]

Muito se fala sobre como produzir conteúdo para as redes sociais, mas a verdade é que não há uma fórmula correta, e sim estratégias, para entender o público e aí sim oferecer o conteúdo que eles querem.

Mas como se destacar em meio a uma concorrência tão acirrada de conteúdos, fotos, vídeos, lives e webinars?


Neste artigo você terá dicas preciosas para ser um criador de conteúdo para redes sociais. Acompanhe!


Como produzir conteúdo para as redes sociais, eis a questão!


Se você for analisar, todos somos produtores de conteúdos, tendo poucos ou muitos seguidores. Mas, quando há marcas e planejamento por trás, é necessário pensar em uma estratégia assertiva nessa criação, que realmente atraia a atenção de quem interessa.

Pensando nisso, listamos abaixo 10 dicas para ter ideias de conteúdos para redes sociais, e também ferramentas que vão te ajudar a aparecer com notoriedade, ou seja, ser uma referência naquela rede e se destacar. Seja no Instagram, YouTube, Facebook ou no Tik Tok (a rede do momento).


Dicas de como criar um conteúdo


  • Primeiro passo: com quem você quer falar?

Defina seu público-alvo e desenvolva a persona para a qual você quer criar conteúdos e ser relevante. Isso vai ajudá-lo a pensar em temas e assuntos pertinentes e que vão chamar a atenção dos usuários. Não se trata apenas de quantidade, precisamos pensar na qualidade do que produzimos e nas conversas que podemos gerar.


  • O que postar? Conversa, essa é a chave! 

Redes sociais foram criadas por pessoas para pessoas. Cada vez mais, métricas de vaidade perdem espaço para as conversas reais, engajamento e discussões. Portanto, crie conteúdos que façam os usuários interagir com você. Pergunte, troque informações, faça lives, responda perguntas.


  • Frequência, frequência e frequência

Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Nas redes sociais essa velha máxima continua fazendo sentido. Pense num cronograma de publicações, em temas para cada dia da semana e encontre a frequência ideal para você produzir, publicar e interagir com as respostas dos seus seguidores.

Não existe número mágico de postagens ou horário de ouro que sirva para todos. Você precisa entender sua audiência e encontrar o que é ideal para ela.


  • Território de marca, já ouviu falar? 

Quais são os assuntos que você domina? Quais assuntos estão relacionados com a sua marca pessoal, com a sua empresa ou fazem sentido para você? Entender quais conteúdos podemos abordar nas redes sociais ajuda a pensar em novas pautas!


  • Quais conteúdos estão bombando na rede? 

Pensar em conteúdos novos não é uma tarefa fácil. Porém, além de pensar nisso, é importante ficar atento ao que se fala na rede.

Para acompanhar tendências, você pode usar o Google Trends e o Google Alerts. A primeira ferramenta mostra a tendência de busca das palavras-chave e assuntos relacionados. A segunda, envia alertas, por e-mail, sobre temas que queremos acompanhar. Assim, você consegue saber o que está sendo falado e procurado na web em tempo real.


  • Siga perfis relevantes e aprenda com eles! 

Existem muitos perfis, principalmente no Instagram, que ensinam como criar conteúdos e melhorar a sua marca pessoal.


  • Vídeo, foto, áudio, lives, stories - qual você escolhe?

Variar o tipo de conteúdo é importante não apenas para os usuários mas também para o algoritmo das redes sociais. Vídeos tendem a ter maior engajamento, por exemplo, mas essa verdade pode se aplicar ao seu conteúdo ou não. É importante testar diferentes formas de se comunicar e encontrar a melhor para você.


  • Linguagem para cada rede social

Estude sobre privacidade, algoritmos, o que podemos ou não postar. Precisamos lembrar que as redes sociais são um espaço emprestado e estamos a mercê das suas regras. Para evitarmos um bloqueio de perfil ou problemas piores - como banimento da rede - é importante estar atento às normas de cada uma delas.


  • Backup faz bem

Salve os seus conteúdos, suas ideias e planejamentos. Assim, caso tenha qualquer imprevisto, você pode retomar o projeto do ponto onde parou.


  • Eleja uma rede social como a sua principal

Criar conteúdos para diversas redes sociais, ao mesmo tempo, pode ser exaustivo. Se você está começando, é importante pensar em qual rede social conversa melhor com o seu público-alvo e qual você se identifica mais. Nada melhor que produzir conteúdo de uma forma leve e que seja, além de tudo, divertido!

Como você já deve ter notado, escrever para as redes sociais é meio que uma caixinha de surpresas: impossível dizer quando um conteúdo vai viralizar ou não.

Mas o primeiro passo a se atentar nessa missão é entender que criar conteúdos de qualidade, bem feitos e que conversam com o que acreditamos é o melhor caminho.

E para ter essa segurança e expertise, é necessário contar com o apoio de quem tem prática no assunto e compartilha este conhecimento, como aqui na Agência RE9.


Quer saber quais são as melhores estratégias para explorar o marketing sensorial na sua marca ? Converse com os especialistas da RE9!


Conte Conosco 😉


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