• RE9 Marketing Digital

Como o Metaverso está Mudando o Marketing Digital

Acompanhe este artigo que a Equipe RE9 preparou para você, sobre a palavra que deve pautar o seu ano de 2022 e os anos seguintes [...]


Metaverso é uma combinação de diversos elementos de tecnologia, como realidade virtual e aumentada, games, vídeos, enfim, um universo em que a vida real se mistura com a virtual.

Para entrar no metaverso, você precisa de aparatos de realidade virtual, como os famosos óculos, luvas que capturam movimentos etc.


Assim, trata-se de um ambiente virtual, em 3D, onde você pode ir experimentando vários universos, trazendo as suas experiências do mundo real e as misturando com o que for encontrando no virtual. Além de poder transformar os ambientes o tempo todo, você pode criar o seu próprio metaverso.


Inclusive, há muitas apostas de que, em breve, reuniões de trabalho serão feitas no metaverso, assim como programas entre amigos, que poderão ir juntos a viagens, shows, bares e festas nesse novo universo.


A propósito, na semana passada, Bill Gates disse acreditar que, em no máximo 3 anos, as reuniões de trabalho serão todas no metaverso. A única coisa que impede o seu rápido desenvolvimento é que, no momento, poucas pessoas possuem equipamentos, como óculos e luvas, por exemplo,


De onde vem o termo metaverso?


O termo foi cunhado na década de 90, originário de um romance de ficção científica, chamado Snow Crash. Ele seria o sucessor da internet, lugar em que a maioria das pessoas passaria uma parte significativa de suas vida em ambientes virtuais.

Você se lembra de uma espécie de jogo, que bombou no fim dos anos 2000, chamado Second Life, em que as pessoas entravam em um universo virtual, por meio de avatares?

Então, esta foi a primeira tentativa de criação de metaverso, mas que parecia não ter ido muito longe. O que não esperávamos é que essa tendência voltaria com tudo: muito melhor e completamente imersiva.


A sua Empresa já está se preparando para o metaverso?


Se a sua empresa ainda não tem o metaverso em vista, então, sinto te dizer: ela está atrasada!

Por outro lado, a boa notícia é que, tirando os grandes players do mercado, como Gucci e Hyundai, por exemplo, que criaram os seus próprios universos, o Jardim dos Arquétipos da Casa Gucci e o Hyundai Mobility Adventure (ambos dentro do jogo Roblox), a maioria das pequenas empresas ainda não parou para investir nele.


Por isso, quem sair na frente poderá levar uma vantagem incrível no Metaverso.

A propósito, recentemente, a empresa que engloba o Facebook, Instagram e WhatsApp mudou o seu nome de Facebook para - adivinhe... - Meta! Afinal, ninguém melhor que Mark Zuckerberg, o seu proprietário, para saber que o metaverso é a nova revolução digital.

Por isso mesmo, ele continua investindo em sua linha de acessórios de realidade virtual.


O metaverso e o marketing digital


"OK, estou entendendo melhor o que é Metaverso. Mas como ele se mistura com o Marketing Digital?" - você deve estar se perguntando.

Vamos, ver, então, como isso é possível.

Mas te aviso desde já: provavelmente, não temos ideia do que será possível em termos de metaverso daqui a alguns anos.

Contudo, hoje já há algumas aplicações mais conhecidas, e vou exemplificá-las mais adiante.

Aplicações de marketing no metaverso

Para começar, vamos ver uma aplicação do metaverso muito bacana, para resolver um problema da vida real.


De acordo com o The Washington Post, um casal ficou impedido de fazer a cerimônia de casamento, que estava praticamente toda planejada, devido à pandemia.

O noivo, então, teve a ideia de de celebrar o casamento dentro de um jogo, o Animal Crossing: New Horizons, com uma cerimônia surpresa para a noiva.


Ele a convidou para uma visita à sua ilha (no jogo) e, quando ela chegou lá, ele a esperava no aeroporto e foi conduzindo-a pela cidade, com algumas surpresas pelo caminho, até chegarem à praia, onde os convidados, com os seus avatares, também estavam presentes.

Ou seja: mesmo não podendo realizar o casamento de forma tradicional, ele conseguiu reunir pessoas importantes para ambos, no ambiente virtual. Não é demais?


No futuro, a sua empresa, por exemplo, poderia fornecer a decoração do ambiente, as flores, o vestido de noiva... Ou talvez a noiva, planejando o seu casamento no metaverso, acabasse conhecendo a sua loja, especializada em vestidos, e adquirisse um vestido para o casamento no mundo real. As possibilidades são infinitas!


No metaverso, as marcas poderão (algumas até já o fazem) oferecer promoções ou acessos, em primeira mão, às novidades, por exemplo. Talvez a página da empresa numa rede social acabe se transformando em uma loja no metaverso, em que você entra, se senta e experimenta as maquiagens que fiquem perfeitas em sua pele, já vendo o resultado em tempo real. Inclusive, seus amigos de outro continente podem te encontrar lá e palpitar sobre os tons que combinam mais com você. Ou te ajudar a escolher a roupa que cai melhor, para um evento a que você irá no mundo real.


A Gucci, por exemplo, criou uma exposição virtual, imersiva, em que as pessoas poderiam entrar no Jardim Gucci, uma réplica virtual do jardim físico, em Florença, e ter seus avatares modificados, ao experimentar novas cores, padrões e efeitos especiais. Localizado dentro do jogo Roblox, funcionava da seguinte forma:


"Ao entrar na experiência, os visitantes abandonam seus avatares, se tornando manequins neutros. Sem gênero ou idade, o manequim simboliza que todos começamos nossas jornadas na vida como um quadro branco. Ao passear pelos diferentes quartos, os manequins dos visitantes absorvem elementos da exibição. Com cada pessoa vivenciando os quartos em uma ordem diferente e mantendo diferentes fragmentos dos espaços, cada um emerge do fim da jornada com uma criação única, refletindo a ideia do indivíduo como um entre muitos, mas ainda assim único."


Isso faz com que a marca fique acessível a mais pessoas, que, de outro modo, talvez nunca tivessem acesso a ela. E não apenas à marca, como à própria arte.

O Jardim também oferecia uma loja, na qual os visitantes podiam comprar itens de avatar de edição limitada com exclusividade. Veja aí o marketing funcionando...

Como você pode ver, o metaverso não terá limites. Ele irá até onde a criatividade nos levar.

E aí, já tem alguma ideia para começar a preparar a sua empresa?


Abraços RE9rs; nos vemos no metaverso!



#re9digital #meta #metaverso #metaverse #marketingdigital #trafegopago #trafegoorganico #gestaodetrafego #marketingdeconteudo #marketingeducacional #tendenciasdemarketing #marketing2021 #segurança #mktdigital #landingpage #seo #design #designer #re9digital #ferramentasdemarketing #empresario #empreendedor #negocios #aumentodevendas #redessociais #googleads #economia #marketing #internet #coronavirus #covid

14 visualizações0 comentário